A cabeceira da Sé e o cadeiral
A CABECEIRA é formada pela capela-mor e por dois absidíolos: a Capela de São Tiago Menor e a Capela do Santíssimo Sacramento.
CADEIRAL - É um conjunto muito valioso e artístico repleto de símbolos (séc. XVI). É composto de 2 ordens de cadeiras corais; a superior destinava-se aos capitulares e a inferior aos capelães (tem um friso em talha dourada e como sobrecéu, o parapeito da estante dos cónegos.
As cadeiras dos capitulares estão separadas, subindo pelo espaldar, para continuar no sobrecéu e terminar em esguio coruchéu.
As cadeiras dos capelães também estão separadas umas das outras por uma pilastra que termina com uma pequena figura humana ou de animal.
No espaldar das 22 cadeiras superiores está escavado um nicho, coberto por um baldaquino de finíssima renda de talha dourada, onde foi esculpida em baixo relevo uma imagem de apostolo ou de profeta. Estão vestidos com vestes amplas, de sabor flamengo e sustentam nas mãos os instrumentos do martírio" O final das pilastras do cadeiral dos capelães está ornamentado com figuras, algo fantasiosas, onde se adivinha a fé, a ironia e a malícia de quem as esculpiu.
As figuras mais interessantes estão na parte inferior dos assentos, onde se vê um javali fiando, um touro, um borracheiro, uma águia com uma serpente no bico, um burro a cantar diante de um livro, um homem a tapar os ouvidos para não ouvir o coro desafinado, um urso comendo, tuna raposa vestida de burel tentando enganar uma galinha, um cavaleiro com um saco à cabeça. Paulo descendo os muros de Damasco dentro de um cesto, uma raposa e um galo, um homem fabricando um borracho, um animal com o filhote as costas, um oleiro, um carregador com um carro-de-mão, um homem com um burro às costas, um leão, uma cadela com o filho, Sansão estrangulando um leão, um lavrador apanhando fruta, um galo, e um cão a lamber-se.
Nos braços das cadeiras e no fim das pilastras do nível superior, as figuras são simples, embora muitas despertem interesse pelo seu simbolismo: por exemplo, o acrobata, o caracol, o cão roendo um osso, o porco pedindo esmola, o diabo, o leão, o homem das galés, o cavador, o lavrador fazendo vinho, o bobo, a mulher nua, um rapaz abrindo a boca com as mãos a um animal.
A CAPELA-MOR comunica com transepto por um arco triunfal ornamentado de lóbulos. É iluminada por duas frestas onde foram colocados em julho de 1959, dois vitrais da autoria de Joaquim Rebocho. Termina por uma abside de 3 graus que são amparados exteriormente por 4 contrafortes de andares coroados por uma varanda de pedra, sobressaindo os remates dos contrafortes e uma pequena sineira. Os absidíolos estão cobertos por abóbadas ogivais e terminam por uma abside de 3 paus" Agrilhagem que os coroa, tem como motivo decorativo a cruz de Cristo, delicada e cortada por pináculos.
O retábulo e o cadeiral da capela-mor (séc. XVI), são atribuídos ao Mestre da Lourinhã e a Olivier de Gand" O retábulo é composto por cinco corpos cobertos por um sobrecéu, que também cobre o altar. Os corpos estão separados por pilastras de ornato flamejante e divididos em três andares: na parte central ficam os nichos com o sacrário (inferior) e a escultura de Nossa Senhora da Assunção (padroeira da Catedral - no meio), e nas restantes partes existem pinturas atribuídas a Francisco Henriques. Os sobrecéus têm um rebordo maravilhosamente rendilhado de talha dourada, com as armas reais no centro e ladeado por esferas armilares.
THE HEADQUARTERS is formed by the main chapel and two apses: the Chapel of São Tiago Menor and the Chapel of the Blessed Sacrament.
CHAIR - It is a very valuable and artistic set full of symbols (16th century). It is made up of 2 orders of choral chairs; the upper one was intended for the chapter members and the lower one for the chaplains (it has a gilded frieze and as a sky above, the parapet of the canons' stand.
The chapter members' chairs are separated, rising along the back, to continue in the sky and end in a slender coruché.
The chaplains' chairs are also separated from each other by a pillar that ends with a small human or animal figure.
In the back of the 22 upper chairs, a niche is carved, covered by a canopy made of very fine gilded lace, where an image of an apostle or prophet was carved in low relief. They are dressed in broad, Flemish-flavored robes and hold in their hands the instruments of martyrdom." The end of the pilasters of the chaplains' chair is decorated with figures, somewhat fanciful, in which the faith, irony and malice of those who sculpted them can be guessed.
The most interesting figures are on the lower part of the seats, where you can see a wild boar spinning, a bull, a tire dealer, an eagle with a snake in its beak, a donkey singing in front of a book, a man covering his ears so as not to hear the out-of-tune choir, a bear eating, a fox dressed in burel trying to trick a chicken, a knight with a sack on his head. Paulo descending the walls of Damascus in a basket, a fox and a rooster, a man making a baby, an animal with its baby on its back, a potter, a porter with a wheelbarrow, a man with a donkey on his back back, a lion, a bitch with her son, Samson strangling a lion, a farmer picking fruit, a rooster, and a dog licking himself.
On the arms of the chairs and at the end of the pilasters on the upper level, the figures are simple, although many arouse interest due to their symbolism: for example, the acrobat, the snail, the dog gnawing on a bone, the pig begging for alms, the devil, the lion, the galley man, the digger, the farmer making wine, the fool, the naked woman, a boy opening an animal's mouth with his hands.
THE CHAPEL-Mor communicates with the transept through a triumphal arch decorated with lobes. It is lit by two gaps where two stained glass windows by Joaquim Rebocho were placed in July 1959. It ends with a 3-degree apse that is supported externally by 4 storey buttresses crowned by a stone balcony, highlighting the buttresses' finishes and a small bell tower. The apses are covered by pointed vaults and end in an apse with 3 sticks. The fencing that crowns them has as a decorative motif the cross of Christ, delicate and cut by pinnacles.
The altarpiece and chair in the main chapel (16th century) are attributed to the Master of Lourinhã and Olivier de Ghent. The altarpiece is composed of five bodies covered by a sky, which also covers the altar. pilasters with flaming ornament and divided into three floors: in the central part there are niches with the tabernacle (lower) and the sculpture of Our Lady of the Assumption (patron saint of the Cathedral - in the middle), and in the remaining parts there are paintings attributed to Francisco Henriques. The skyscrapers have a wonderfully gilded lace border, with the royal arms in the center and flanked by armillary spheres.
Vitrais de Joaquim Rebocho, de 1959.